Blog

Tratar o Solo Compactado é fundamental

Tratar o Solo Compactado é fundamental

4 de junho

Tratar o Solo Compactado é fundamental  para um bom rendimento da produção, o solo compactado, diminui consideravelmente a produtividade, essa falha pode ser corrigida de forma simples, e é esse tema que o Blog TRATORSOLO vai abordar hoje.

Segundo aponta a EMBRAPA, solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

Para você ter ideia de como esse processo de formação do solo é lento e paciente, saiba que são necessários cerca de 400 anos para se formar 1 cm (um centímetro) de solo.

Um solo compactado afeta parâmetros importantes, como a capacidade de retenção de água do solo, a aeração e difusão de gases importantes para o desenvolvimento saudável das raízes da planta.

Como corrigir? Primeiramente, deve-se evitar o uso de máquinas e implementos de grande porte e grande peso. Deve-se observar também a época adequada da entrada das máquinas no campo quanto à umidade do solo, devendo-se evitar as operações mecanizadas com solo molhado ou com alta umidade, ou excessivamente seco. Deve-se reduzir o número de passagens de máquinas no campo, privilegiando o plantio direto ou pelo menos o cultivo mínimo, evitando inúmeras arações e gradagens. O solo deve ser mobilizado ou cultivado em condições ótimas de umidade, ou seja, levemente úmido, nunca encharcado. Da mesma forma, a soltura do gado no campo deve ser evitada em condições de excesso de umidade no solo.

Na TRATORSOLO você conta com os escarificadores KUHN, evite o solo compactado, rompendo as camadas adensadas sem destruir os caminhos orgânicos criados pelos anos de plantio direto, com o escarificador, você aumenta a capacidade de infiltração e retenção de água, facilitando o desenvolvimento das plantas, gerando ganhos significativos na lavoura e não esqueça que  Tratar o Solo Compactado é fundamental.

Deixe seu comentário!

Postagens relacionadas

Show Rural Coopavel 2020

Show Rural Coopavel 2020

21 de janeiro
A Tratorsolo estará participando mais um ano do Show Rural Coopavel, na cidade de...