Blog

Tratar o Solo Compactado é fundamental

Tratar o Solo Compactado é fundamental

4 de junho

Tratar o Solo Compactado é fundamental  para um bom rendimento da produção, o solo compactado, diminui consideravelmente a produtividade, essa falha pode ser corrigida de forma simples, e é esse tema que o Blog TRATORSOLO vai abordar hoje.

Segundo aponta a EMBRAPA, solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

Para você ter ideia de como esse processo de formação do solo é lento e paciente, saiba que são necessários cerca de 400 anos para se formar 1 cm (um centímetro) de solo.

Um solo compactado afeta parâmetros importantes, como a capacidade de retenção de água do solo, a aeração e difusão de gases importantes para o desenvolvimento saudável das raízes da planta.

Como corrigir? Primeiramente, deve-se evitar o uso de máquinas e implementos de grande porte e grande peso. Deve-se observar também a época adequada da entrada das máquinas no campo quanto à umidade do solo, devendo-se evitar as operações mecanizadas com solo molhado ou com alta umidade, ou excessivamente seco. Deve-se reduzir o número de passagens de máquinas no campo, privilegiando o plantio direto ou pelo menos o cultivo mínimo, evitando inúmeras arações e gradagens. O solo deve ser mobilizado ou cultivado em condições ótimas de umidade, ou seja, levemente úmido, nunca encharcado. Da mesma forma, a soltura do gado no campo deve ser evitada em condições de excesso de umidade no solo.

Na TRATORSOLO você conta com os escarificadores KUHN, evite o solo compactado, rompendo as camadas adensadas sem destruir os caminhos orgânicos criados pelos anos de plantio direto, com o escarificador, você aumenta a capacidade de infiltração e retenção de água, facilitando o desenvolvimento das plantas, gerando ganhos significativos na lavoura e não esqueça que  Tratar o Solo Compactado é fundamental.

Deixe seu comentário!

Postagens relacionadas

Tratorsolo inaugura mais uma filial.

Tratorsolo inaugura mais uma filial.

29 de março
No Dia 29 de Março Tratorsolo inaugurou sua quinta filial na Região de São...
TRATORSOLO Participa do Mega Encontro de Tratores

TRATORSOLO Participa do Mega Encontro de Tratores

10 de janeiro
A TRATORSOLO participou entre os dias 07 e 09 de janeiro do Mega Encontro...